A IMPORTÂNCIA DE CONFIGURAR O GA4

A análise de marketing é uma atividade extremamente importante que, quando utilizada em todo o seu potencial, pode ajudar as empresas a otimizar seu desempenho de marketing. Os sistemas de análise de marketing podem coletar e armazenar grandes quantidades de dados, identificar métodos mais eficientes e econômicos de se conectar com os consumidores e, finalmente, fornecer insights incomparáveis ​​que moldam as estratégias de marketing. No outono de 2020, o Google Analytics estreou uma nova iteração de seu sistema de análise de dados. O novo sistema, chamado Google Analytics 4 ou GA4, está sendo elogiado por especialistas de agências de marketing como uma grande melhoria em relação ao sistema Universal Analytics anterior devido a suas mudanças na retenção de dados, análise de engajamento, anonimização de IP e conversões.

A URGÊNCIA DA MIGRAÇÃO DO GA4

O Google anunciou que todos os usuários do Universal Analytics devem migrar para o GA4 no próximo ano, ou correm o risco de perder dados. Na verdade, o período de carência para continuar usando o Universal Analytics está chegando ao fim rapidamente: após 1º de julho de 2023, todas as contas UA padrão existentes não receberão ou processarão mais dados recebidos; em 1º de outubro de 2023, todas as 360 contas do Universal Analytics também pararão de funcionar e, em 1º de janeiro de 2024, os usuários não poderão mais acessar os dados históricos do Google Analytics. Todas essas mudanças equivalem a dois fatos principais: o GA4 se tornará a única opção de análise no futuro e, quanto mais cedo sua empresa se familiarizar e se converter para o novo sistema GA4, mais dados de comparação ano a ano você poderá para se conectar a esta altura no próximo ano.

GOOGLE ANALYTICS X UNIVERSAL ANALYTICS: COMO ELES SÃO DIFERENTES?

Compreender como a conversão de UA para GA4 afetará seu fluxo de trabalho, estratégia de marketing e orçamento pode ser bastante complicado, então a Webtec Marketing está mergulhando fundo nesta mais nova migração para mostrar como uma agência de marketing profissional pode ajudar a tornar a transição mais gerenciável.

Embora o foco principal do modelo de dados do Universal Analytics (UA) fosse fornecer relatórios sobre exibições de página e sessões, os elementos fundamentais do GA4 giram em torno de uma coleta de dados mais eficiente, que pode ser exportada para criar relatórios de marketing digital e explorações de caminho. As mudanças mais fundamentais no sistema GA4 incluem:

  • Dados coletados e rastreados como eventos. Os eventos do UA não serão mais disparados conforme configurados, e os dados do GA4 agora serão rastreados usando parâmetros e coletados como eventos, o que inclui eventos coletados automaticamente e três novos eventos: eventos de medição de desempenho aprimorado, eventos recomendados e eventos personalizados. Os eventos de medição aprimorados permitem o rastreamento automático de eventos sem nenhuma codificação ou marcação adicional, enquanto os eventos recomendados e personalizados são categorias que você pode configurar facilmente para rastrear e medir dados específicos.
  • A introdução de fluxos de dados. O GA4 removeu as três guias de “visualizações” que eram padrão no sistema UA e, em vez disso, oferece fluxos de dados. Agora você pode criar vários fluxos de dados que medem diferentes dados combinados, como dados do site e aplicativo iOS, o que permite rastrear usuários individuais em seu site e aplicativo. E como o GA4 usa o mesmo esquema para dados de sites e aplicativos, você obtém informações e rastreamento de dados mais precisos e robustos entre dispositivos, plataformas e até mesmo entre domínios.
  • Métricas de engajamento e conversão mais precisas. Enquanto o UA media métricas de comportamento, incluindo taxa de rejeição, exibição de página por sessão ou duração média da sessão, o GA4 mede métricas de engajamento como número de sessões engajadas, taxas de engajamento e sessões engajadas por usuário. Essas medições se alinham mais de perto com o comportamento de navegação do consumidor moderno. O acompanhamento de conversões com o GA4 também é muito mais fácil, e o GA4 permite a criação de conversões complexas.
  • Relatórios mais precisos. O Universal Analytics ofereceu 30 relatórios padrão diferentes, incluindo relatórios do Google Ads e relatórios de campanha. O novo sistema GA4 oferece três relatórios padrão com relatórios integrados mais precisos e confiáveis ​​do que o Universal Analytics. Isso significa que agora você pode agregar todos os seus dados e métricas de desempenho em uma visualização de relatório e entender melhor o desempenho do seu site e aplicativo móvel.
  • Gerenciamento combinado de sites e dispositivos móveis . Outro grande benefício do GA4 é que ele fornece uma plataforma para sites e aplicativos móveis. Com o Universal Analytics, as empresas precisavam gerenciar sites por meio do UA e aplicativos por meio do Firebase, mas o GA4 permite que você gerencie tudo em um só lugar, independentemente do uso de aplicativos para iOS ou Android.
  • Novas capacidades de depuração. Por meio do relatório DebugView, você pode monitorar facilmente os dados de eventos do seu site e validar sua configuração de análise em tempo real na interface de relatórios, uma opção que a UA simplesmente não oferecia.
  • Novos recursos de retenção de dados. Talvez a maior mudança de todas no GA4 seja a capacidade de reter dados por no máximo 14 meses, enquanto no UA, os dados históricos estavam disponíveis a partir de 2005. Para resolver esse problema de armazenamento de dados, a Webtec Marketing recomenda a adoção do Google BigQuery como sua solução de armazenamento de dados, que vem como uma conexão GA4 gratuita.

O modelo de dados simplificado do GA4 fornece à sua empresa ferramentas superiores para rastrear e medir as jornadas do consumidor com mais precisão e é capaz de coletar e analisar grandes quantidades de dados. O Google Analytics 4 também pode ajudá-lo a criar funis de marketing digital, permitir que você se concentre mais no envolvimento do consumidor do que em comportamentos simples de rolagem e clique e até mesmo ajudá-lo a seguir os regulamentos de privacidade de dados do usuário por meio da anonimização de IP.

EXPERIÊNCIA EM PESQUISA E ANÁLISE DA WEBTEC MARKETING

Embora possa parecer difícil ajustar-se às novas métricas do GA4 e entender os diferentes estilos de relatório, o Google Analytics 4 é uma solução de análise de dados mais flexível. Assim como qualquer mudança de sistema, o GA4 vem com seu próprio conjunto de desafios, e os próximos prazos podem parecer uma drástica crise de tempo. Os usuários do GA4 precisarão configurar a análise de dados fora da plataforma, bem como exportar e proteger manualmente os dados herdados do UA antes que ele seja desativado. Mas não há necessidade de pânico. Você sempre tem a opção de entrar em contato com uma agência de marketing para apoiar sua empresa nessa transição. Webtec Marketing é especialista em busca e análise, e nossa equipe está sempre aqui para prestar assistência. A abordagem profissional e especializada da Webtec Marketing para análise nos permite ajudar nossos clientes a fazer a transição de UA para GA4 por meio de uma abordagem em fases bem ajustada. Se sua empresa precisa de um parceiro para ajudar a tornar essa transição de análise de marketing mais eficiente e menos estressante, entre em contato com a equipe Webtec Marketing hoje mesmo !

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