Os profissionais de marketing há muito entenderam que a melhor maneira de vender produtos e serviços é se conectar com os consumidores. O desenvolvimento de uma conexão emocional com os consumidores provou aumentar a fidelidade à marca e impulsionar as vendas. Quando as marcas operam com base na compreensão do comportamento do consumidor, seus clientes se sentem vistos, ouvidos e valorizados. E como as marcas conseguem entender seus consumidores tão profundamente? Usando uma abordagem de percepção do consumidor para aprender sobre seus desejos e necessidades, certo?
Embora possa parecer uma diferença semântica nominal, os insights do consumidor e os insights humanos são abordagens totalmente diferentes para entender um público-alvo. Para ajudá-lo a entender melhor a diferença entre insights do consumidor e insights humanos, a Webtec Marketing criou este resumo guiado detalhando seus benefícios e como cada tipo pode funcionar para atingir as metas de marketing de sua marca.
O QUE SÃO PERCEPÇÕES DO CONSUMIDOR?
Os insights do consumidor são a análise do comportamento do consumidor para determinar o que os consumidores precisam, querem, gostam e não gostam. Esses insights incluem as experiências dos consumidores com os produtos de uma empresa e as expectativas de desempenho do produto. Os insights do consumidor são orientados por dados, com a intenção de coletar informações sobre uma compra específica de comércio eletrônico ou visita física e, em seguida, vender mais produtos. Esses dados são coletados por meio de extensas pesquisas, questionários, grupos focais, IA e suporte de chatbot ou engajamento de mídia social. Perguntas comuns feitas para gerar informações sobre o consumidor incluem: “Quais produtos meus consumidores compram?” ou “Qual faixa de preço move esses itens com mais eficiência?”
Uma ferramenta de marketing bem estabelecida e orientada por dados, os insights do consumidor ajudam os profissionais de marketing a entender como um público-alvo pensa e se sente sobre os produtos que está usando e o processo de transação que os envolve. Eles fornecem conhecimento e estatísticas para ajudar as marcas a personalizar o marketing, crescer ou melhorar as linhas de produtos, atrair e reter clientes e aumentar as vendas. O foco aqui são os dados que revelam como os consumidores estão se envolvendo com uma marca, e os benefícios são muitos – com uma desvantagem. Os insights do consumidor fazem um trabalho fantástico ao revelar o que os consumidores precisam e desejam, mas desconsideram o fato de que os consumidores são pessoas completas com vidas, demandas, preocupações e desafios que foram levados em consideração em suas decisões de compra. Não nos diz por que eles fazem o que fazem ou como estão se sentindo.
O QUE SÃO PERCEPÇÕES HUMANAS?
Os insights humanos respondem à questão de por que os consumidores se comportam de determinadas maneiras. Emprega empatia, em vez de dados, como um veículo para vender experiências a um público-alvo. Os insights humanos nos ajudam a entender os consumidores ouvindo e observando e, em seguida, conectando essas observações para criar uma narrativa da pessoa como um todo. Abordar o marketing com insights humanos pode ajudar as marcas a reconhecer os consumidores fora de seu comportamento de compra, entender melhor como suas experiências de vida moldam suas decisões de compra e, em seguida, criar experiências de cliente atraentes que atraem os consumidores em um nível mais profundo.
Para desenvolver essa imagem holística dos consumidores, os profissionais de marketing precisam fazer perguntas mais exploratórias: “Como esse produto se encaixa na identidade do consumidor, incluindo quem ele é e quem deseja se tornar?” ou “O que essa marca representa para o consumidor no contexto de sua vida?” Os profissionais de marketing também podem coletar dados de percepção humana desenvolvendo habilidades de escuta. Sem perceber, muitas marcas se comunicam com os consumidores de maneira egoísta, mais focada em destacar seus próprios produtos e serviços do que em perceber as pessoas reais que estão apenas tentando viver suas vidas da melhor maneira possível. Embora a perspectiva do insight humano não colete dados quantitativos no mesmo sentido que o insight do consumidor, é uma forma vital de construir uma narrativa que considera as aspirações, a personalidade e as experiências de vida do consumidor.
QUE TIPO DE INSIGHT FUNCIONA MELHOR PARA MINHA MARCA?
Até recentemente, as percepções do consumidor baseadas em dados formavam a espinha dorsal das campanhas de marketing e do desenvolvimento de produtos. Na verdade, como especialistas em marketing orientados por dados, a equipe da Webtec Marketing sempre recomenda que as marcas baseiem suas decisões de marketing em pesquisas de mercado de alta qualidade . E mesmo mantendo nossa recomendação, os consumidores de hoje precisam mais do que marcas que ofereçam produtos que desejam comprar – os consumidores de hoje também procuram marcas que ouçam como e por que precisam desses produtos, o que significa que os profissionais de marketing de hoje precisam evoluir junto eles. Então, como sua equipe de marketing pode decidir entre insights do consumidor ou humanos?
O debate entre percepções do consumidor e percepções humanas faz com que as marcas examinem suas estratégias de marketing e os pesquisadores de mercado reavaliem a maneira como coletam dados. Ele até se infiltrou em cargos em sites populares de busca de empregos, como o Indeed e o Glassdoor. Mas os especialistas da Webtec Marketing acreditam que uma abordagem integrada é melhor: combinar os dados e a análise do insight do consumidor com a empatia e a narrativa do insight humano para que sua marca possa atender melhor às necessidades de seus clientes muito reais e humanos.
Muitos pesquisadores de mercado estão usando essa lente combinada de insight humano-consumidor para entender melhor as necessidades do consumidor e informar melhor as campanhas de marketing, e essa abordagem integrada pode muito bem ser a chave para o sucesso de sua marca também. Comece o processo coletando dados de alta qualidade, extensa pesquisa de marketing, personas de consumidores bem desenvolvidas e análises eficientes. Se você ainda não tem certeza de como aplicar esses insights para expandir sua marca e se conectar com os consumidores, entre em contato com a Webtec Marketing hoje mesmo para saber mais . Nossas metodologias de pesquisa revelam a motivação do consumidor, prevêem o comportamento do consumidor e iluminam o cenário competitivo e o ambiente digital. Nossa abordagem não é medir por medir, mas focar nos principais dados que fornecerão os insights mais significativos para sua marca.