Aos profissionais de marketing cabe uma façanha enorme: entender a trajetória do que a tecnologia do marketing digital é capaz. Não se engane, não é uma encomenda pequena.
Somente em 2022, o marketing digital experimentou um tremendo crescimento, crescendo de cerca de US$ 350 bilhões em 2020 para US$ 946,9 bilhões projetados até 2027 . Esse crescimento explosivo significa que, para acompanhar a demanda, os profissionais de marketing e as marcas precisam implementar suas ferramentas de tecnologia de marketing, ou MarTech, para criar experiências digitais de ponta.
Durante anos, os profissionais de marketing proclamaram que “o futuro da tecnologia de marketing está chegando”. Mas qualquer grande agência de marketing sabe a verdade: o futuro da tecnologia de marketing já está aqui, principalmente na forma de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR).
Se as marcas ainda não estão produzindo e implementando experiências com AR e VR, elas já ficaram para trás.
OS FUNDAMENTOS DAS TECNOLOGIAS AR E VR
Os consumidores de hoje desfrutam do ritmo e da facilidade da descoberta e do checkout on-line e das camadas de tecnologia imersiva que vivenciam a experiência digital com experiências virtuais em tempo real no conforto de suas próprias casas.
As tecnologias de realidade virtual e aumentada podem transformar a maneira como os profissionais de marketing projetam campanhas e os consumidores interagem com as marcas.
Como experiências autônomas ou ferramentas complementares, AR e VR podem permitir que marcas que desejam se destacar da multidão impressionem e surpreendam os consumidores com o quão úteis, fáceis ou rápidos podem fornecer produtos e serviços.
AR é uma ferramenta usada para melhorar nossa percepção de nosso ambiente. Ele permite que os consumidores experimentem o mundo físico e digital simultaneamente. Como o AR não requer o uso de dispositivos ou fones de ouvido adicionais, os consumidores podem acessar facilmente a tecnologia de realidade aumentada por meio de sites ou aplicativos móveis.
Muitos varejistas de comércio eletrônico já implementaram funcionalidades AR em suas lojas online, permitindo que os clientes experimentem, experimentem ou simplesmente interajam com produtos de maneira bastante semelhante a uma experiência física. Como a imersão AR permite que os consumidores experimentem produtos de maneira digital, os profissionais de marketing podem fornecer produtos fantásticos e experiências de marca no espaço virtual.
A RV usa dispositivos específicos, como fones de ouvido, para criar uma experiência digital totalmente imersiva para os usuários. Ao contrário do AR, que combina elementos digitais com nosso ambiente real, o VR oferece um substituto virtual para nosso ambiente físico . A RV também oferece benefícios em vários setores; os clientes podem planejar viagens viajando virtualmente para novos locais, e as empresas podem projetar protótipos e criar simulações antes de investir dinheiro para criar produtos físicos caros.
O FUTURO DA MARTECH ESTÁ AQUI
Como uma agência de marketing orientada por dados, a Webtec Marketing prioriza a experimentação de novas estratégias e tecnologias, como AR e VR. Temos orgulho de tomar decisões baseadas em dados, tanto para nossos negócios quanto para nossos clientes. Para garantir que fornecemos conselhos relevantes para quem deseja expandir sua marca e permanecer competitivo em seu setor, a Webtec Marketing frequentemente conta com nossa equipe de pesquisa interna para reunir e analisar tendências em tecnologia.
No outono de 2022, nossa equipe realizou uma pesquisa que confirmou o que há muito suspeitávamos: a última onda de tecnologia de marketing não apenas chegou, mas também veio para ficar.
De acordo com a pesquisa, que entrevistou 322 profissionais de marketing de nível gerencial e superior, a popularidade da tecnologia imersiva de AR e VR de hoje é paralela à ascensão da tecnologia de smartphones em 2007.
Embora o surgimento da tecnologia móvel tenha impulsionado a substituição do design voltado para desktop pelo design voltado para dispositivos móveis na época, o design imersivo e voltado para a tecnologia pode em breve substituir esses esforços como prioridade máxima.
Nossa pesquisa também observou, no entanto, que a adoção e priorização da tecnologia AR e VR no espaço de marketing B2B e B2C não está acompanhando o ritmo da demanda do consumidor.
Embora os dados sugiram que ainda estamos a alguns anos da adoção em massa do consumidor, os primeiros usuários da tecnologia imersiva estão no caminho certo. Cerca de 54% dos profissionais de marketing investiram em MarTech emergente, incluindo AR, VR, NFTs (Tokens não fungíveis) ou criptomoeda – a VR está entre as mais populares.
Descobrimos que 31% dos primeiros usuários já criaram um produto de realidade virtual voltado para o consumidor e 1 em cada 5 primeiros usuários já listaram NFTs para venda. A maioria dos profissionais de marketing em nossa pesquisa compartilhou que está investindo em treinamento de VR, software AR e está planejando atividades futuras de NFT.
Se sua marca também não está utilizando o que há de mais moderno em tecnologia imersiva, agora é a hora de embarcar e ingressar no futuro do marketing.
POR QUE VR + AR É IMPORTANTE PARA MINHA MARCA?
À medida que mais consumidores preferem passar seu tempo online em vez de na loja, os profissionais de marketing precisam oferecer opções de tecnologia de marketing imersiva que falem com os consumidores e atendam às suas expectativas. Criar uma estratégia de marketing informada por dados que incorpore o desenvolvimento de VR e AR é uma etapa necessária para manter sua marca relevante e em pé de igualdade com as expectativas do consumidor.
A pesquisa da Webtec Marketing descobriu que mais de 50% das empresas, consumidores e profissionais de marketing estão exigindo uma mudança em direção à tecnologia imersiva, com a inovação e o envolvimento do cliente relatados como os principais impulsionadores da demanda do mercado.
Olhando para as futuras tendências do mercado, nossa pesquisa previu ainda que, ao longo dos próximos dez anos, os profissionais de marketing preveem um aumento na alocação de orçamento para VR e AR. Isso significa que os orçamentos de marketing serão distribuídos de maneira mais igualitária entre mídias sociais, sites e VR/AR. Na verdade, 63% dos profissionais de marketing previram que a tecnologia imersiva será um componente importante de futuras campanhas de marketing, com a tecnologia VR e AR potencialmente se tornando tão comum quanto os smartphones nos EUA.
O impacto e a longevidade da tecnologia VR e AR ainda não foram vistos, mas um fato permanece certo: as marcas mais bem-sucedidas já implementaram ferramentas imersivas e aquelas que ainda não o fizeram correm o risco de ficar para trás.
À medida que os desenvolvimentos de ponta da MarTech se infiltram nos setores de jogos, entretenimento e comércio eletrônico, ajustar a estratégia de marketing de sua marca para incluir tecnologias AR e VR é fundamental para desenvolver e executar campanhas bem-sucedidas.
A parceria com uma agência de marketing experiente como a Webtec Marketing, onde nossa equipe interna trabalha incansavelmente para garantir que nossos clientes tenham acesso aos dados mais relevantes, levará sua marca na direção certa. Para saber mais sobre AR e VR e como integrá-los à sua estratégia de marketing.