MARKETING DE SAÚDE: ENTENDENDO AS PERSONAS E A SEGMENTAÇÃO DE USUÁRIOS

O marketing de saúde pode ser complicado. Embora muitos profissionais de marketing de saúde tenham como objetivo educar os consumidores e oferecer soluções, muitas vezes eles compartilham informações excessivamente complexas, irrelevantes e impessoais. Na tentativa de se conectar de forma criativa com toda a sua base de consumidores, eles acabam não se conectando com ninguém. Os profissionais de marketing experientes sabem que mesmo o conteúdo de marketing de saúde mais criativo e inspirador não pode atender a todos os consumidores. Suas necessidades são simplesmente diversas demais para serem destiladas em caminhos de marketing singulares.

AS DIFICULDADES DO MARKETING EM SAÚDE

O consumidor de saúde de hoje está procurando ajuda. Ajude a encontrar as informações de que precisam, os melhores cuidados que podem encontrar e serviços para mantê-los saudáveis. Do ponto de vista do marketing, a dificuldade é fornecer aos consumidores a ajuda de que precisam e evoluir junto com os consumidores à medida que suas necessidades mudam. Uma estratégia chave que pode permitir que sua empresa atenda às múltiplas necessidades de seus consumidores é uma mudança de perspectiva.

Ao desenvolver conteúdo de marketing de saúde, amplie seu foco para toda a jornada do paciente em sua organização. Volte por um momento e considere onde e quando você está alcançando seu público-alvo e como você pode ajudá-los em cada ponto de sua jornada. Você está falando principalmente para consumidores que já são pacientes ou que já precisam de cuidados críticos ou agudos? Em caso afirmativo, considere como sua estratégia de campanha pode se expandir para atingir os consumidores em vários pontos de contato, mesmo antes de eles precisarem de atendimento direto ao paciente. Por exemplo, você pode desenvolver uma campanha de marketing para atingir consumidores de baixa acuidade que ainda estão procurando um profissional de saúde. Você também pode direcionar a atenção para pontos típicos de frustração do consumidor, como agendamento de consultas em tempo real ou instruções para os locais de atendimento mais próximos,

O PAPEL DAS PERSONAS E DA SEGMENTAÇÃO DE USUÁRIOS NO MARKETING DE SAÚDE

Como entendemos que todas as decisões de marketing precisam ser apoiadas pelos dados do consumidor, a Webtec Marketing desenvolve personas e utiliza a segmentação de usuários para informar nossa abordagem personalizada e voltada para o ser humano ao marketing de saúde. Por meio do desenvolvimento de personas e segmentação de usuários, a Webtec Marketing ajuda nossos clientes de assistência médica a fornecer as informações mais relevantes para as pessoas certas no momento certo.

Personas são perfis de usuários que representam grupos de pessoas dentro de um público-alvo. Eles são desenvolvidos para fornecer informações às empresas sobre dados demográficos, comportamentos e perspectivas do usuário. As personas ajudam os profissionais de marketing a sair de sua perspectiva interna de marca e a reconhecer que pessoas diferentes têm necessidades e expectativas diferentes. O desenvolvimento de persona permite que os profissionais de marketing da área da saúde gerem conteúdo que se conecta com os usuários finais em um nível pessoal, compreendendo e empatizando com suas necessidades e problemas. De maneira semelhante, a segmentação de usuários é outra ferramenta que permite um marketing de saúde mais conectado. Ele categoriza uma base de consumidores em grupos de indivíduos com comportamentos semelhantes para permitir que os profissionais de marketing entendam melhor como e por que os consumidores fazem o que fazem.

Quando a Premier Health, a maior provedora de assistência médica no centro e no sul de Ohio, precisou se conectar melhor com os clientes por meio de seu site, eles procuraram a equipe de especialistas da LEAP para resolver seu problema: muito conteúdo do site e pouco foco na experiência do consumidor. Para criar uma jornada do consumidor digna do nome Premier Health, a Webtec Marketing conduziu mais de uma dúzia de entrevistas com as partes interessadas, hospedou oito grupos focais locais e utilizou pesquisas regionais adicionais para descobrir uma série de personas exclusivas do usuário. Ao criar um novo site da Premier Health e uma UX suave que foi personalizada para as necessidades de seus consumidores em todos os pontos da jornada do paciente, a Webtec Marketing deu à Premier Health um aumento de 110% no tráfego orgânico do site e um aumento de 22% no Find-A-Doctor conversões .

COLETANDO DADOS DE SEGMENTAÇÃO DE PERSONA E USUÁRIO

Reservar um tempo para coletar dados de persona e segmentação de usuários pode parecer uma desaceleração desnecessária no processo de sua campanha de marketing, mas tentar criar um conteúdo de marketing eficaz que não seja suportado por dados é uma perda de tempo, talento e orçamento. A equipe da Webtec Marketing usa metodologias de pesquisa comprovadas para fornecer informações sobre a motivação e o comportamento do consumidor, bem como o cenário competitivo.

Mesmo que sua equipe de marketing interno não tenha acesso a métodos de pesquisa detalhados, lembre-se de que você provavelmente já coletou uma grande quantidade de dados de consumidores que podem ser reaproveitados para gerar personas. A parceria com várias equipes dentro de sua empresa pode gerar resultados surpreendentemente úteis. Considere entrar em contato com sua equipe de TI interna para coletar todos os dados existentes que eles possam ter coletado. Sua equipe de marketing pode até usar dados de CRM (Customer Relationship Management) para examinar as necessidades de seu público-alvo de diferentes perspectivas e criar personas de usuário mais detalhadas.

Independentemente do seu setor ou público-alvo, os dados sempre devem ser um componente central de qualquer estratégia de campanha de marketing. Aproveitar a persona e a segmentação de usuários permitirá que sua empresa desenvolva um forte plano de marketing de saúde que combine a criatividade de sua equipe de marketing com dados tangíveis do consumidor. Esses dados não apenas podem ser usados ​​para determinar o conteúdo que atingirá esses dados demográficos-alvo, mas também podem ser analisados ​​e adotados em uma escala mais ampla para criar um método consistente e repetível de criação de conteúdo de marketing de saúde. Você está procurando novas maneiras de desenvolver conteúdo de marketing de saúde direcionado? A Webtec Marketing tem a equipe, as ferramentas e o conhecimento de que você precisa para desenvolver uma ótima estratégia de campanha e se conectar com os consumidores hoje.

maykon

maykon

Comentários:

Novidades

Webtec Marketing

Receber uma Consultoria Gratuita

Receba novidades

Utilizamos os seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação pelo site, você autoriza Agência Maykon Silveira a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.

Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade